OSBG se prepara para mais uma capacitação de voluntários

Publicado para | Destaque | Notícias em 27 de setembro de 2017 21:32

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 28 de setembro pela internet

 

O Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG) já capacitou, em dois encontros, 39 voluntários, e se prepara para qualificar mais uma turma no dia 30 de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet até 28 de setembro, preenchendo o formulário no Google por meio do link https://goo.gl/forms/jDpfuIPPB02u1wtC2.­­

 

A coordenadora do OSBG, Gisele Guerra, explica que a capacitação não habilita o participante a voluntariar. “Este é um primeiro contato, quando explicamos o que é o Observatório Social, o que faz, como funciona, quais seus objetivos. O próximo passo é agendar uma reunião para alinhar e detalhar o trabalho. E isso é feito com aqueles que manifestam interesse de atuar como voluntários”, esclarece. Atualmente, seis voluntários estão em plena atividade no OSBG. Qualquer pessoa pode ser um voluntário.

 

Apesar da demanda requerer um número maior de profissionais para atuar permanentemente no monitoramento de licitações dos Poderes Executivo e Legislativo de Bento Gonçalves, diante do grande fluxo de atividades, o OSBG precisa de mais computadores. “À noite, até é possível, mas durante o dia estamos com todos os equipamentos em uso”, afirma. Os computadores utilizados foram todos doados por empresas e entidades. Interessados em contribuir podem contatar pelo bentogoncalves@osbrasil.org.br ou pelo telefone 3452.7411.

 

O principal foco do trabalho é o monitoramento das licitações. Cada voluntário atua na análise dos editais, observando se os orçamentos estão de acordo com o praticado no mercado. Hoje, os editais estão disponíveis no site da Prefeitura (www.bentogoncalves.rs.gov.br) e da Câmara de Vereadores (www.camarabento.rs.gov.br) ou na página do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, na seção Licitacon. Conforme a Lei Federal número 8.666, é obrigatório abrir licitação nas compras por objeto que tiverem o valor anual superior a R$ 8 mil.

 

As capacitações são ministradas pelo presidente do OSBG, Daniel Amadio, e vice-presidentes para Assuntos de Voluntariado, Capacitação, Controle Social e Metodologia, Simone Taffarel Ferreira, e para Assuntos de Gestão, Marcos Beltrami, além da coordenadora Gisele Guerra.

 

SOBRE O OS

O Observatório Social é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Funciona como pessoa jurídica, em forma de associação, primando pelo trabalho técnico com uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação da licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. A ação é preventiva no controle social dos gastos públicos.

 

Quatro requisitos são essenciais para o controle social e integram o escopo do Observatório Social, sendo eles: regime democrático, arcabouço legal por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e da Lei da Transparência (LC 131/2009), acessibilidade às informações e participação. Além disso, gestão pública, educação fiscal, ambiente de negócios e transparência são os quatro eixos de atuação do OSBG.

 

Além disso, o OS atua em outras frentes. Uma delas é a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos. A inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios também é atendida, contribuindo para a geração de emprego, para o aumento da concorrência e para a qualidade e preço nas compras públicas. O OS também contribui para a construção de Indicadores da Gestão Pública.

 

DIRETORIA OSBG

Presidente – Daniel Amadio (Presidente Sindilojas BG)

Vice-presidente para Assuntos de Cidadania Fiscal – Antônio Carlos Paludo (presidente da Apescont BG)

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Sustentabilidade – Laudir Miguel Piccoli (presidente do CIC BG)

Vice-presidente para Assuntos de Voluntariado, Capacitação, Controle Social e Metodologia – Simone Taffarel Ferreira (UCS)

Vice-presidente para Assuntos de Gestão – Marcos Beltrami (delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade do RS)

Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Indicadores – Lucas Sartoretto (Cooperativa de Crédito Serrana Sicredi)

 

Mantenedores

Ascon, CDL, CIC, Conceitocom Brasil, Copiersul, Fervi, Movergs, Real Assessoria, SEC BG, SESCON RS, Sicoob Meridional, Sicredi Serrana, Sindilojas, Sindmóveis, Supermercado Grepar e UCS.