Primeira turma do Curso de Capacitação em Gestão Pública é de Bento

Publicado para | Destaque em 19 de junho de 2017 16:33

24 inscritos participam de aula inaugural nesta terça, 20, no auditório do Bloco A do Carvi-UCS. OSBG espera que mais municípios se engajem

 

Com 180 horas aula, 24 inscritos iniciam amanhã o Curso de Capacitação em Gestão Pública, uma realização da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG). Vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves integram a primeira turma que realiza o curso in company até o dia 22 de maio de 2018. Serão 11 meses de qualificação com sete módulos que contemplam temáticas voltadas à gestão pública.

 

A aula inaugural inicia às 17h no Auditório do Bloco A do Campus Universitário da Região dos Vinhedos – Universidade de Caxias do Sul (Carvi – UCS), sob a condução do Dr. Sandro Trescastro Berguer, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Para o presidente do OSBG, Daniel Amadio, a realização deste curso é mais um objetivo alcançado pela instituição, graças a parceria firmada com a UCS. “Estamos dando mais um passo rumo à conscientização. Acabamos de criar mais uma importante ferramenta para a educação fiscal. Agora, esperamos que mais municípios se engajem”, destaca.

 

Com o objetivo de atuar na educação fiscal, promovendo a conscientização de gestores públicos, o OSBG apresentou o curso em reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que hoje conta com 33 cidades. As inscrições para o curso estão abertas há mais de dois meses e até o momento somente Bento Gonçalves fechou uma turma. Neste primeiro grupo de 24 inscritos, quatro são vereadores. O restante é formado por funcionários do Legislativo. As aulas serão realizadas sempre na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves nas terças e quintas, das 17h às 20h. O investimento é bancado por cada participante.

 

A expectativa da diretoria do OSBG é que sejam abertas outras turmas, envolvendo o maior número possível de inscritos. Prefeituras ou Câmaras de Vereadores podem montar seus pares, assim como qualquer outro grupo da sociedade, pois o curso é aberto ao público, realizado em formato in company com limite de 45 participantes por curso.

 

Sob coordenação das professoras da UCS, Bernardete Caprara e Simone Taffarel Ferreira, o Curso de Qualificação de Gestão Pública tem o apoio da Amesne, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e do Corede Serra.

 

Temáticas

Módulo 1 – Gestão Estratégica de Pessoas

Módulo 2 – Gestão Jurídica

Módulo 3 – Gestão de Processos

Módulo 4 – Transparência, Controle e Fiscalização

Módulo 5 – Gestão Estratégica

Módulo 6 – Cidades Inteligentes e sustentáveis

Módulo 7 – Projeto de Boas Práticas