Voluntários podem atuar no OSBG

Publicado para | Destaque em 26 de abril de 2017 14:09

Experiência permite participar do processo de gestão do gasto público

O Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG) está disponibilizando a pessoas que queiram atuar como voluntários a oportunidade de exercer diversas atividades que venham a contribuir para o cuidado com os gastos públicos. Interessados em participar do processo devem fazer o cadastro preenchendo o formulário no Google acessando o link https://goo.gl/forms/jDpfuIPPB02u1wtC2.

Depois do cadastro, é feita a primeira triagem. As funções podem ser variadas, dependendo do perfil e interesse dos candidatos. Existe a possibilidade de atuar na área administrativa, na análise de licitações, em ações de cidadania em escolas, em TI, no Legislativo ou no Executivo. “Ser um voluntário do OSBG é poder ajudar a construir uma sociedade mais justa, participando da gestão da aplicação dos recursos públicos”, destaca o presidente Daniel Amadio.

O Observatório Social é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Funciona como pessoa jurídica, em forma de associação, primando pelo trabalho técnico com uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação da licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. A ação é preventiva no controle social dos gastos públicos.

Quatro requisitos são essenciais para o controle social e integram o escopo do Observatório Social, sendo eles: regime democrático, arcabouço legal por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e da Lei da Transparência (LC 131/2009), acessibilidade às informações e participação. Além disso, gestão pública, educação fiscal, ambiente de negócios e transparência são os quatro eixos de atuação do OSBG.

Além disso, o OS atua em outras frentes. Uma delas é a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos. A inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios também é atendida, contribuindo para a geração de emprego, para o aumento da concorrência e para a qualidade e preço nas compras públicas. O OS também contribui para a construção de Indicadores da Gestão Pública.

Mais informações podem ser obtidas pelo bentogoncalves@osbrasil.org.br ou pelo telefone 3452.7411.

DIRETORIA OSBG

Presidente – Daniel Amadio (Presidente Sindilojas BG)
Vice-presidente para Assuntos de Cidadania Fiscal – Antônio Carlos Paludo (presidente da Apescont BG)
Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Sustentabilidade – Laudir Miguel Piccoli (presidente do CIC BG)
Vice-presidente para Assuntos de Voluntariado, Capacitação, Controle Social e Metodologia – Simone Taffarel Ferreira (UCS)
Vice-presidente para Assuntos de Gestão – Marcos Beltrami (delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade do RS)
Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Indicadores – Lucas Sartoretto (Cooperativa de Crédito Serrana Sicredi)

 

Mantenedores

Ascon, CDL, CIC, Conceitocom Brasil, Copiersul, Fervi, Movergs, Real Assessoria, SEC BG, SESCON RS, Sicoob, Sicoob Meridional, Sicredi, Sindilojas, Sindmóveis, Supermercado Grepar e UCS.

(Crédito: Fabiano Mazzotti – Prefeitura de Bento Gonçalves)

Apoiadores